terça-feira, 11 de janeiro de 2011

E quem vem la..quem vem la?...

                      Todo mês a mesma coisa,  sintomas típicos da tensão pré-menstrual povoam a blogosfera atrapalhando nossas dietas e botando quase tudo a perder. Pode ser dor nas pernas, inchaço, dor de cabeça, mastalgia (dor nos seios),  irritação, uma vontade louca de comer doces povoam nossas mentes - ou combinando mais de um dos vários sintomas.
                      Conseguir alívio para esses sintomas pode ser mais fácil do que se imagina. "Quase todos os sintomas da TPM têm alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, que podem estar sendo consumidos em excesso ou escassez.
Segundo a nutricionista Tatiana Ogheri, nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo, geralmente dez dias antes da menstruação. Ao invés de gastar fortunas com medicamentos, o melhor mesmo é optar por alimentos simples e de fácil acesso. O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo, sorvete, devendo-se preferir as versões desnatadas e menos gordurosas. Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu também são ricos nesses nutrientes.
                    Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. "Além desses, os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem auxiliar na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM) junto com elas"
                     Bateu uma vontade irresistível de comer chocolate? Não estranhe. O causador disso é a ausência de magnésio nas células. Além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância também prejudica a absorção de cálcio. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro. Mass ja sabemos como fazer...comer uma bananinha cozida com adoçante e canela sempre resolve rsr.
                     A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas.
                   "O ideal é consumir estes alimentos o mês todo, mas se não for possível, iniciar o consumo por volta de 15 a 10 dias antes da menstruação",

Meninas, sofro com esse mal todo mes, uns mais, outros menos...e essa epoca sempre tenta acabar com a minha RA..
Bjinhossss no coração!!

19 comentários:

  1. Amei as dicas,pois estou sofrendo desse mal,só as frutas com canela, estão me ajudando, e os chás!!Hj nem eu estou me aquentando de tanto mau humor!! bjoss

    ResponderExcluir
  2. Bom dia com alegria!!!!!
    “Acredite em você mesmo, pois é só voce que pode se alto julgar. Ouse, arrisque e nunca se arrependa. Não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguem nunca precisou de restos para ser feliz.”

    Beijos e abençoada terça feira afilhada!!! continue firme e forte no desafio!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii amiga...


    EU simplesmente sofro absurdamente com tpm, ela me pega quase 15 dias antes de vir realmente a menstruação...afff...mas vamos convivendo né?


    beijos

    ResponderExcluir
  4. oi menina, ameiiii as dicas e estava mesmo precisando delas pq estou bem no meio dessa fase...não sabia sobre a baixa de calcio e vitamina B6 , bem interessante saber o que rola nessa fase meio maluka da gente... eu fico chorona irritada, e inxada feito uma bola e isso desanima demais, ameiiii o post, bom dia flor

    ResponderExcluir
  5. Acho que é geral né!!???Eu fico que não me aguento rsrs, uma vontade terrivel de comer doce toma conta de mim!! E aii aiai, 2 kg a mais na balança!!
    Mas, tudo bem, ainda bem que não é o mes todo, só uns dias né!!

    Bjus AMei as dicas!!

    ResponderExcluir
  6. tbm mau da mulher blogosferense rsrsr essa ai é te da dor das cochas rs detersto ficar nesse periodo aff , mas fazer o que ne tenho que aceitar até chegar o dia dela parara de vir rsrs amiga obrigada pela força de sempre bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, ótimo post...
    Sofro de mastalgia...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. OI, Lìdia querida !

    Vc viu o post que fiz com a sua dieta??? Todo mundo gostou!
    Muito obrigada por compartilhar com a gente, viu amiga?

    Um beijão cheio de carinho!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi lidia!
    Realmente eu tb nao resisto a um churasquinho e uma cerveja bem gelada,agente tb tem que ter o dia p/comer oque a gente gosta mas que faz mal ne....rsrsrsrs
    sobre a tpm eu tb tenho e um horror fiko louka p/comer brigadeiro sem falar em dores de cabeça,dor nas pernas eu sinto bastante.
    vou copiar as dicas p/ver se melhora os sintomas........bjokas.......

    ResponderExcluir
  10. Oi

    Eu fico um pouco irritada e com vontade de ficar só.
    Dor de cabeça me dá no dia anterior e as vezes é muito forte.

    Boas dicas

    ResponderExcluir
  11. mto boa a matéria mesmo!!!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  12. Oi esse post eh de ultilidade publica, bom sabe beijos e otimo dia

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, boa tarde!! Obrigada pelas dicas, pois realmente TPM é muito complicado, dá uma fome absurda, uma loucura, temos que viver na superação né, mas é isso ai!! rsrs
    Abraços..

    ResponderExcluir
  14. Oiii! Eu sou um et no meio das mulheres de TPM, pq eu emagreço nessa fase... é incirvel mas dá quase 1 kilo a menos de diferença! Beijão

    ResponderExcluir
  15. Passndo pra desejar uma ótima terça light.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ei!!
    gostei das dicas acima!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  17. ótimas dicas, pelo menos nesse período eu como um chocolatinho sem culpa,rss mas vou tentar trocar por alguma coisa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. oiee linda!
    amei o blog, ki lindoooo!!
    nossa, eu nao sofro tanto com a tmp, ainda bem, mais fico com pouca pasciencia, e choro facil... otimas dicas...alimentacao saudavel é tudo ne?!
    bjuss
    xauxau

    ResponderExcluir

E ai?? o que você achou?