quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cházinho do quintal...Atualizando selinhos..


 Bom dia meninas e meninos..tudo bem com vcs? comigo tudo bem!
Olhem só, tenho no meu quintal um pezinho de chá de alguma coisa que não sabia o q era, eis q veio uma pessoa aqui hoje e perguntei o que era..ela me disse:
- é melissa!!..Menina vc tem uma das melhores plantas em casa e não sabe?..
Resolvi dar uma pesquisadinha e descobri os poderes da melissa:

Nomes populares: Melissa, erva cidreira verdadeira, cidrilha, melissa romana, chá da França.

Observações ecológicas: É originária da Europa e Ásia e vem sendo utilizada pelo homem desde os tempos da Grécia antiga. Desenvolve-se naturalmente em locais sombrios e úmidos, sendo encontrada até 1.000 m de altitude.

Clima: A melissa prefere os climas temperados para quenets. Necessita receber bastante luz solar, mas não tolera o calor excessivo e se dá bem em locais parcialmente sombreados durante o dia. Não suporta invernos rigorosos, sendo sensível a geadas.
Indicações e Usos: É uma planta medicinal, usada também na culinária. Como medicamento, são inúmeras as suas propriedades. Por sua ação sedativa suave é indicada para uma série de transtornos de origem nervosa (dor de cabeça, enxaquecas, palpitações, desmaios, vertigem e até histeria). Estimula o aparelho digestivo, evitando a formação de gases, azia, cólicas e icterícia. É antinevrálgica, agindo com eficácia nas dores reumáticas. Atua também nas gripes, resfriados e tosse. Folhas frescas de melissa, aplicada sobre as pálpebras, acalmam as dores em casos de inflamação dos olhos. Lavagens intestinais mornas, com o chá dessa planta, dão bons resultados nas diarréias com hemorragias. O suco das folhas, misturado com um pouco de sal, aplicado na caxumba, acalma as dores e mal-estar. Bochechos com um pouco de chá quente podem acalmar as dores de dente.

Bem, já sabem q a partir de hoje incluo o cházinho de melissa na minha dieta, colhidas do jardim de casa rsrs. 
Fiquei muito feliz pois ganhei uns selinhos das amigas queridas..
São elas: Lemariano ,

Regras:
Postar o selo no seu blog ,
Dizer duas coisas que fazem você sorrir:
- Um dia terminando com a Ra certinha
- Elogios da minha filha e marido
Dizer uma coisa que faz você sorrir sobre o blog do qual recebeu o selo:
-O carinho que ela sempre tem comigo
Para todos que já comentaram aqui no meu cantinho:
As regras são:
 - Responder as perguntas e passar para 15 meninas.

Nome:  Lidia Isabel Prati
Uma música:  Do lado de cá (Chimarruts)
Humor:   Chapolim Colorado
Uma cor:  Roxo
Uma estação:  Verão
Como preferes viajar:  Carro
Uma série:  Grey's Anatomy
Frase ou palavra que é dita por ti:  Tem que ter paciencia.
 O selinho é um presente pra todas que ainda não tem, fiquem a vontade em pegar..

Bjokinhass e um ótimo dia!!

10 comentários:

  1. Bom dia Lidia!!!
    Amei sua plantinha,boas dicas!!
    AH gostei de te conhecer um pouquinho mais!!Bjos e tenha uma quinta maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia flor!!!!!!!!!!!!! abençoada quinta pra vc!!!!!!! "Às vezes é apenas a nossa própria sombra que nos segura e nos impede de caminhar, ativamente, em direção a novas condições e novos desafios."
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  3. oi flor, eu adoro por esse chazinho no chimarrão, e tomar a noite pq dá a sensação q acalma, que relaxa, eu não sabia de todas essas pripriedades, e queria ter ele in natura no quintal como vc... mas compro ele sequinho em saquinhos, mas acho q tá valendo tb né
    minina vc gosta do chapolin ... eu do chaves, já ví zilhoes de vezes cada episodio mas sempre dou risada qdo revejo kkkk
    bjim flor e boa quinta

    ResponderExcluir
  4. oiee
    que chique, colher erva fresquinha pra fazer cha!!!
    deve ser mto bom!!!
    nuca experimentei esse, ate pareceu hortela ne, na foto!!
    bom ,tenha um maravilhoso dia!
    bjus
    xauxau

    ResponderExcluir
  5. Oie Lindona,
    Obrigada pelo carinho e obrigada pela visita.
    Vou voltar pra minha RA sim... to cheia de planos.
    Muito legal seu pézinho de Melissa, isso mesmo, aproveita e usa mesmo.
    Eu to querendo plantar umas ervas aqui no meu quintal tambem... muito bom fazer chá de produtos de casa... rs
    beijoss com carinho
    Mi

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha colher as folhas fresquinhas para fazer chá!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Seu blog tá lindo.
    Ofereci um outro selinho no meu blog para todas minhas seguidoras, passa lá e pega.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. que plantinha linda, parece hortelã.
    na brincadeira do selinho é bom pra se conhecer melhor né.bjimmm

    ResponderExcluir
  9. não conheço..tomara que tenha o gostinho bom.
    beijocas e bom fim de tarde!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lidia! Nunca tomei esse cha naturalmente só em gotas sabia? rsrsr è bom? Beijos

    ResponderExcluir

E ai?? o que você achou?